top of page

Em tempos digitais, não faltam reflexões sobre o papel de grandes corporações como Google, Amazon e Facebook na vida das pessoas. O que as três gigantes possuem em comum, em termos gerais, é conseguir, através de suas plataformas, alterar a maneira como as pessoas vêm e interagem com o mundo ao seu redor.

 

As pessoas são capazes de aceder aos conteúdos audiovisuais e partilhar as suas opiniões publicamente, não só sob forma de comentários escritos em vídeos de outrem, mas também sob forma de vídeos publicados por si mesmos sem qualquer tipo de custos. Neste sentido, o YouTube tornou-se, de certo modo, mais do que um simples veículo de informação, tornou-se também, em certa medida, uma rede social, onde os vários utilizadores se podem exprimir.

 

Um dos desafios dos criadores do YouTube consiste em manter e fazer crescer a plataforma eletrónica que já atingiu proporções gigantescas. Outro grande desafio do YouTube é realmente manter o controle sobre o conteúdo de vídeo que é carregado no YouTube a cada segundo, várias ocasiões em que os vídeos de grandes marcas exibidas ao lado do conteúdo de extremistas radicais levam essas marcas a boicotar a plataforma. Por fim, o YouTube tem sido usado como porta-voz de propaganda por atores estatais para influenciar as eleições e é outro problema que a equipe do YouTube precisa desesperadamente abordar para cumprir com a sua responsabilidade social.

bottom of page