top of page

O principal foco da plataforma é a partilha e carregamento de conteúdos de vídeo. Qualquer individuo pode fazer os seus próprios vídeos e colocá-los no Youtube. Tal possibilidade veio revolucionar a forma como artistas e criadores controlam o seu próprio conteúdo, colocando o poder nas mãos dos criadores de forma democrática e livre de custos. A monetização e lucro dos vídeos publicados é feita através de Google AdSense, que permite aos utilizadores que publicam vídeos poder gerar lucro com o seu conteúdo, assim como ao próprio Youtube.

 

Mais recentemente foi posto em prática em massa o Youtube Premium. Este consiste num serviço pago em que os seus utilizadores podem visualizar vídeos com os seus dispositivos móveis bloqueados (uma funcionalidade muito pedida pelos utilizadores da plataforma), aceder a conteúdo exclusivo, como séries e vídeos de criadores e a possibilidade de efetuaram o download de vídeos no seu dispositivo para ver mais tarde sem gastar dados.

Incluída nesta funcionalidade Premium está também uma das grandes novidades da plataforma, que pretende vir a competir com grandes empresas de streaming de música, o YoutubeMusic. Este consiste num serviço semelhante a outras plataformas de streaming de conteúdos musicais, que permite aos utilizadores ouvir música sem limites e sem anúncios, mediante o pagamento de uma subscrição mensal.

 

A mais recente atualização da plataforma, o Youtube Community, foi criada como uma resposta ao aumento do investimento e sucesso de redes sociais Semelhante ao Instagram, atualmente a aplicação mais relevante e usada em todo o mundo no que toca a partilha e interações sociais entre os seus membros, o Youtube Community permite aos seus utilizadores partilhar estados, em semelhança  com o Facebook, conteúdo digital como imagens e GIF’s, pequenos vídeos, os quais tal como num video carregado no Youtube, os utilizadores podem “gostar” ou “não gostar” e ainda comentar. Os utilizadores podem ainda ser notificados da atividade dos canais e pessoas que seguem e consultar os mesmos no seu separador de Subscrições.  O objetivo é aumentar o sentido de comunidade no Youtube promovendo ainda mais as interações entre os seus utilizadores.

Interface

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fig. Evolução da plataforma gráfica do YouTube entre 2005 à 2016

 

A configuração da plataforma foi construída de forma a ser de fácil visualização, com um aspeto claro e intuitivo. Quando o utilizador acede à pagina visualiza em primeiro plano vídeos de canais aos quais subscreve seguido abaixo de vídeos recomendados segundo o tipo de conteúdo que costuma visualizar para que possa descobrir novo conteúdo baseado nos seus gostos. Na sua lateral esquerda abaixo do logotipo da plataforma pode consultar as tendências de conteúdo na sua zona e ainda a nível mundial, assim como os canais aos quais subscreve e as novidades nos mesmos.

Ao visualizar um vídeo o utilizador que possua uma conta no Youtube pode comentar vídeos, dar “gosto” ou “não gosto” utilizando os símbolos de “thumbs up” e “thumbs down”, visualizar mais conteúdo recomendado a partir de um só vídeo ativando a reprodução automática, e é claro pode efetuar o carregamento de vídeos na plataforma a partir do seu próprio canal.

Durante a experiência de visualização é possível avançar ou voltar atrás no vídeo, colocar legendas se estas estiverem disponíveis no vídeo a visualizar, aumentar ou diminuir a resolução da imagem, desde 360p a Alta Definição, sendo esta opção útil quando o utilizador não tem uma ligação WiFi no seu dispositivo móvel e pretende usar dados de rede móvel, ao diminuir a resolução do vídeo é possível poupar no consumo de dados.

O utilizador pode ainda criar listas de reprodução de vídeos, guardar vídeos para visualizar mais tarde e partilhar um vídeo com amigos através de outras redes sociais.

É permitido a todos os utilizadores da plataforma carregar vídeos com o máximo de 15 minutos de duração. No inicio da plataforma era possível carregar vídeos com uma duração de até 12 horas, no entanto esta regra foi revista após ser verificado que muitos dos vídeos que excediam o limite de 15 minutos eram carregamentos de series e filmes, o que violava a política de direitos de autor.

Os utilizadores da plataforma que cumprem estritamente as regras da plataforma, podem vir a ter permissão para efetuar carregamentos até 12 horas, sendo necessário o Youtube efetuar uma verificação da conta de forma a efetivar a permissão. Cada vídeo pode ter no máximo 128GB de capacidade.

Funcionamento da plataforma YouTube

bottom of page