top of page

O YouTube está a ganhar cada vez mais relevância em relação a maneira como os usuários consomem e produzem videos, que antes era destinada apenas a televisão.  Com o lançamento da tecnologia HDR, O Youtube já disponibliza conteúdos que suportam a tecnologia. HDR significa alta faixa dinâmica. A tecnologia basicamente melhora a qualidade da imagem de vídeo, expande a taxa de contraste e a paleta de cores. O resultado é uma imagem mais realista e natural com cores mais ricas, brancos mais claros, pretos mais profundos e muitos detalhes para cenas escuras e sombrias. O formato é informalmente considerado o próximo passo além da TV HD. desde serviços de streaming, até jogos, até os mais recentes discos Blu-ray Ultra HD.

 

O YouTube permiti recentemente a visualização e partilha de conteúdos a 360 graus graças a tecnologia VR. Virtual Reality é uma experiência gerada por computador, interativa, que ocorre em um ambiente simulado. Incorpora principalmente o feedback auditivo e visual, mas também pode permitir outros tipos de feedback sensorial, como háptica. Esse ambiente imersivo pode ser semelhante ao mundo real. A Google tem planos para que, no futuro, seja possível para os utilizadores, não só ver vídeos e ouvir música no YouTube, mas também ter experiências mais interactivas tais como jogar vídeojogo.

 

A expansão do tipo de serviços oferecidos pelo YouTube tem algumas consequências negativas tais como, por exemplo, o aumento do custo de manutenção da plataforma e o aumento no número de concorrentes. No entanto, os responsáveis da Google, empresa que tem recursos que parecem ser ilimitados, não parece preocupados com isso e estão decididos a investir o que for necessário para continuar a revolucionar a forma como as pessoas vêem conteúdos em formato de vídeo

 

Em termos de resolução de imagem, somos da opinião que a resolução FullHD é suficiente para usuários em geral. Quando comparado com 2K não se nota muita diferença. Para VR será útil. Visualizar vídeos no Youtube em UHD 4K seria ótimo, mas não hoje. Talvez daqui à mais alguns anos. Uma vez que o 4K ainda não está consolidado no mercado por falta conteúdos, hardware e sinal de rede (Internet) para tal resolução. Com o advento da rede 5G para Smartphones isso será possível.  Quer o YouTube seja ou não uma organização financeiramente bem-sucedida, é certamente uma entidade importante. Pode até representar o próximo passo em como acedemos a mídia. Muitas pessoas na indústria da televisão acreditam que, no futuro, as televisões e os computadores irão se fundir.

bottom of page